A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou, em nota divulgada hoje (16), a suspeita de coronavírus em tripulantes a bordo do navio Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong.
A Agência fará uma avaliação clínica de todos os tripulantes da embarcação, que deve atracar no Porto de Santos (SP) amanhã (17).
"Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação", diz o comunicado
Ainda segundo a Anvisa, o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública, que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto. 
A Secretaria de Saúde de Santos havia informado ontem (15) que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade foi notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong.