O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, presidente estadual do PP, será o entrevistado do Programa Linha Aberta, da Rádio 93 FM, amanhã, a partir das 7h da manhã. João Leão será entrevistado pelo jornalista e radialista Vanderley Soares, criador do programa desde 2001.
Na pauta da entrevista assuntos como a notícia mais recente da SDE que aponta para a interiorização da indústria na Bahia; a construção da ponte Salvador/Itaparica; o desenvolvimento da região do Vale do São Francisco e as questões políticas atuais.

Bahia foi responsável por quase 50% das exportações do Nordeste em 2019

O desempenho do Comércio Exterior baiano, em 2019, foi puxado pelo crescimento de 27,2% do saldo comercial e pelo aumento para 48,5% do total das exportações do Estado na região Nordeste. Já a participação das exportações para China caiu para 27,4%, apesar do país asiático continuar sendo o principal destino de saída de mercadorias baianas. A diminuição dessa dependência no total exportado pelo estado é positiva, pois significou a elevação na participação das exportações para outros países como Cingapura e Suíça, que mais que dobraram, saltando de 3,8% para 8% e de 1,3% para 2,9%, respectivamente. Os dados constam do Informe de Conjuntura Econômica, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

UNICA ver viabilidade no novo cluster sucroenergético baiano

Uma comitiva baiana, formada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o vice-governador João Leão, técnicos da pasta e empresários que estão investindo na implantação de usinas de cana-de-açúcar na região do Médio São Francisco, estiveram na União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), em São Paulo, nos dias 29 e 30/01, para apresentar o projeto do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro da Bahia. Para a entidade, a mais representativa do setor no Brasil, a Bahia é o estado do Nordeste onde o segmento sucroenergético pode crescer ainda mais.